segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Referências Bibliográficas Cultura, imprescindível para um bom roteirista.

Não importa o quão criativo ou talentoso um autor seja, sem algo em que possa se firmar para manter suas idéias sempre em um sentido linear tudo isso não adianta de nada. Não se pode desenvolver o seu próprio estilo de narrativa ou de escrever roteiros sem conhecer o estilo de outros fazerem a mesma coisa. E isso pode ser encontrado em livros, revistas e aulas como esta.
Vou colocar aqui alguns livros e revistas onde vocês podem aprender bastante sobre roteiros. Muitos não são sobre o desenvolvimento de roteiros, mas são imprescindíveis para a evolução do roteirista.

Colocarei também algumas referencias de livros sobre temas diversos que servem para buscar informações, e são muito bons para estudos dos autores não importando o tema da história.

Referencias sobre roteiro:

• Manual do Roteiro (Syd Field)/Editora Objetiva – Não é sobre roteiro de quadrinhos propriamente dito, mas sim para cinema, porém pode ser facilmente adaptado para roteiro de quadrinhos.
• O Herói de Mil Faces (Joseph Campbell)/Editora Pensamento – Livro que demonstra a figura do herói de varias formas e como são vistos em diferentes culturas. Isso ajuda muito o autor a fugir dos estereótipos de heróis que geralmente vemos.
• Mangaka, Lições de Akira Toriyama (Akira Toriyama e Akira Sakuma)/ Conrad Editora – Livro originalmente publicado em capítulos na editora Shueisha, esse guia foi escrito pelo quadrinhista japonês mais importante da atualidade. Apenas por isso já pode ser considerada uma obra importantíssima para quem quer seguir essa carreira, mas não é a mais completa sobre o assunto. Vale muito pelo humor sádico com que Toriyama trata o próprio mercado em que trabalha.
• Guia Oficial DC Comics (Denny O’Neil e Klaus Janson)/Opera Graphica Editora – O guia de uma das maiores editoras de HQs do mundo totalmente em português, é uma obra indispensável para qualquer roteirista/desenhista. Ela detalha de forma bastante clara todos os macetes e técnicas de se fazer histórias em quadrinhos. Peca pelo alto preço.

Referencias diversas:

• A Arte da Guerra (Sun Tzu)/Editora Record – Dizem que esse é o mais antigo e importante tratado sobre estratégia militar da história atualmente é usado por empresários que empregam seus ensinamentos em estratégias financeiras, de marketing, etc. É muito interessante para roteiristas já que muitas coisas contidas no livro podem ser usadas na prática, e é muito útil também para histórias de guerra.
• Enciclopédia do Inexplicável (Jerome Clark)/Makron Gold – Esse livro explica muitos fenômenos físicos descobertos atualmente e no passado, ótima referencia para idéias e consultas sobre acontecimentos em suas histórias.
• O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)/Cia. Das Letras – Romance filosófico que desperta diversos pensamentos sobre nossa vida e nossas idéias, esse livro é tão abrangente que cada roteirista vai encontrar alguma coisa que ele use ou que o estimule.
• Desvendando os Quadrinhos (Scott McCloud)/Makron Books – Uma das mais completas obras sobre quadrinhos existente, ele usa de metalinguagem para falar sobre quadrinhos, ou seja, é uma história em quadrinhos sobre os quadrinhos! Por si só já explica sua utilidade.
• Reinventando os Quadrinhos (Scott McCloud)/Makron Books – Continuação de Desvendando os Quadrinhos, outra obra completíssima desse mesmo autor, mas nessa ele destaca doze revoluções na forma de criar, ler e perceber os quadrinhos na era digital. Outro que também explica sua própria utilidade.


"A grande mágoa da minha vida é nunca ter feito quadrinhos"
- Pablo Picasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário